terça-feira, 12 de agosto de 2008

Encontro 2008


Realizou-se no dia 11 de Agosto de 2008, mais um jantar convívio de gente de Zedes, que tem em comum visitar (e até participar), na página web de Zedes. A cada ano que passa o grupo vai "engrossando", vai aumentando a confiança e o à vontade entre todos. É opinião geral de que este encontro a se torna cada vez mais significativo e divertido.

Como a hora já vai adiantada, não vou contar os pormenores, mas prometo fazê-lo daqui a alguns dias. As imagens falam por si. Amizade, alegria, boa disposição , ... e... sempre, a nossa terra natal, como mote que nos reúne, num grupo saudosista, este ano bastante jovem até. Um abraço para o Ruca e esposa e a todos os que não puderam estar. Para eles deixo estas fotografias.

Ramos de flores no cemitério


A Comissão de Festas da festa de Santa Bárbara teve a feliz ideia de reutilizar os arranjos florais de todos os andores da procissão. Os ramos foram transportados para o cemitério da aldeia e as flores foram distribuídas por todas as campas.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Festa de Zedes - Último arraial


Não posso deixar em claro o arraial do dia 10. Cheguei ao recinto bastante tarde, mas nem queria acreditar, estava quase vazio! O grupo musical de serviço chamava-se IC-Cinco.
De repente o recinto começou a compor-se. Os jovens já acusavam o peso de 3 dias de festa. A animação manteve-se até à uma da manhã, altura em que abandonei o local. O grupo musical continuava a tocar, e, como a cerveja até baixou de preço, é possível que a animação se tenha mantido até tarde.

domingo, 10 de agosto de 2008

Festa de Zedes - Fotografias da procissão





Terminou há poucos minutos a procissão com um grande número de andores que percorreu as principais ruas da Zedes. A banda filarmónica de Vila Flor, marcou o ritmo, que teve mesmo que ser lento, embora a tarde tenha estado mais fresca do que a manhã.
Além das cerimónias religiosas, e da animação dos bailes, estes dias têm-se revelado fantásticos no reencontro de muitos amigos e zedenses que não via há muitos anos.

Festa de Zedes - Andor de S. Bárbara


O andor de Santa Barbara, já está pronto, na igreja.

Festa de Zedes - Futebol feminino


A equipa representante de Zedes, portou-se muito bem, mas o resultado não foi favorável.

Festa de Zedes - E a festa continua


O arraial de Sábado foi animado pelo grupo Música & Som. Apesar de a noite estar mais quente do que a de ontem, não foi fácil animar as pessoas para a dança. Só depois das 11 da noite o recinto ficou algo preenchido, mas mesmo assim nada que se compare a alguns anos anteriores.

Felizmente para a comissão de festas, onde nunca falta gente, é junto ao bar, sendo de equacionar se não será preferível levar o bar para dentro de recinto de dança.
Mesmo assim, a mesma animação manteve-se até às duas da manhã, altura em que conjunto musical se despediu. Mesmo depois de uma música extra, ninguém estava com vontade de desmobilizar, mas o recinto foi ficando vazio a pouco e pouco.
Ainda fiz uma visita ao edifício da antiga escola, mas os andores ainda estavam por decorar.

sábado, 9 de agosto de 2008

Festa de Zedes - Folclore

A tarde de Sábado, foi animada. Com muita gente ainda a recuperar de uma noite cheia de música e dança, as pessoas foram aparecendo, timidamente. A tarde esteve, (está ainda), muito quente. Os primeiros a animar a festa foi Rancho Folclórico de Freixiel. Com a animação que lhes é habitual, cativaram todos os presentes, com as suas canções que rapidamente entram no ouvido.


Ó Matilde sacode a saia
Ai ó José alevanta o braço
Deita o joelho em terra ai rico amor
Põe-te a pé dá-me um abraço.



O calor ainda era muito e os elementos fartaram-se de traspirar.Veio depois o Rancho Folclórico Casa do Povo de Sonim.

Neste grupo, os executantes das danças eram muito, muito jovens. Foi interessante ve-los dançar, embora não com a energia que o folclore desperta. No coro e nos instrumentos havia gente mais idosa. Trata-se de um grupo etnográfico, como fizeram questão de realçar, e mostraram danças relacionadas com os costumes antigos da aldeia, como a lã, a azeitona, etc.

O terceiro e último grupo, veio de Murça: Rancho Folclórico Os Murcenses da Vila de Murça. Executaram um grande número de danças, sempre com grande alegria e muita energia. A parte instrumental também estava muito bem apoiada em dois acordeões. A vozes, bem ao estilo do folclore, animaram a assistência. Infelizmente o público era cada vez menos.

Olaré sou tua
Guarda bem esse segredo
Olaré sou tua
Meu amor não tenhas medo.

Ai que lindo par eu tenho
Na discoteca o arranjei,
Agora é meu namorado,
Nunca mais o deixarei.


Um espectáculo destes, merece, mais público. Pode ser que Zedes esteja de novo a despertar, para a animação, com folclore. Foi uma tarde bem animada, que promete uma noite ainda melhor.