sexta-feira, 14 de março de 2008

Um pedaço de Zedes na janela

Desde Março de 2007 que guardo em casa um pedaço de Zedes. É um pouco de terra que cabe num iogurte. Este pedaço de terra recolhi-o no Barreiro e contém alguns bolbos de de uma espécie de Narciso que me parece ser uma das plantas espontâneas mais difíceis de encontrar em Zedes. Trata-se do Narcissus calcicola, uma espécie de nasciso (também chamados junquilhos em Zedes), selvagem, de pequeno tamanho mas de uma rara beleza. Desde criança que conhecia uma rocha no Monte do Macho onde estas "campainhas amarelas" floriam. Durante muito tempo pensei que seria o único lugar onde se poderiam encontrar. Nos meus passeios por Zedes vim a encontrar outros locais onde abundam. Contrariamente às vulgares campainhas que podemos encontrar nesta época, em abundância, em qualquer lugar, estes narcisos gostam de locais pedregosos, desenvolvem-se nas fendas das rochas em locais de difícil acesso.

Voltando ao meu pedaço de Zedes no copo de iogurte. Fiquei todo contente quando no início do mês vi que estava a dar sinais de vida. Por entre a erva notam-se claramente duas folhas de narciso. Estou ansioso. Ficava muito contente se deitassem pelo menos uma flor.
Enquanto espero, mostro mais uma fotografia que tirei em Zedes em no dia 5 de Março do ano passado.

1 comentário:

Anónimo disse...

É a Primavera no seu explendor.
Também sempre gostei das campainhas.