sexta-feira, 7 de março de 2008

Estórias de Zedes (2)

Ao contar a estória anterior, vieram-me outras à memória. Quem não se recorda do sr. Ângelo, que morava junto à capela de Santa Margarida, no Cima d'Aldeia? Eu ainda andei a aprender com ele alguns arpejos de fado (1, 2 ,3 Ré, 1, 2, 3 Fá!!!). Além das recordações do lagar de vinho e de alguns bailaricos que se faziam na sua casa, do sr. Ângelo (que recordo sempre como uma pessoa animada), recordo alguma estórias curiosas. A primeira, acreditem que é verdade, é a de que num ímpeto de fúria, também uma característica do sr. Ângelo, partiu os dentes juntamente com uma parte do queixo a um burro. Inovador e inspirado por outras façanhas já realizadas por outros zedenses, cozeu os queixos ao burro, com um arame. Mais tarde, outro burro bastante manhoso que teimava em colocar a pata de lado deformando o casco foi baptizado pelo sr. Ângelo de Socialista!

1 comentário:

Anónimo disse...

Aquí está uma coisa, que quanto a mim, tem interesse e merece o aplauso de todos aqueles, que gostam de saber algo do passado da gentes da nossa terra.
Embora tenha conhecido o Sr. Angelo, pois eramos vizinhos, mas devido a ter abandonado Zêdes ainda novo e regressado já um pouco usado já não me lembro muito bem dele.
Mas uma coisa é certa, como diz o Aníbal, era uma pessoa alegre e por isso ainda me lembra de grandes bailes e bailaricos que se realizavam em sua casa e que se prolongavam até altas horas da madrugada.
Essa do burro deve ter sido nessa época em que me encontrava ausente de Portugal.
Tem o seu interesse e pelo nome ou alcunha dado pelo Sr. Angelo ao burro, por aí se vê que ele já tinha algum homor politico.