quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Postais ilustrados de zedes


Uma vez que temos andado a falar sobre a possibilidade da impressão de um Postal Ilustrado de Zedes, é bom recordar que Zedes já teve pelo menos dois postais ilustrados. Também já tivemos a Anta de Zedes em selo! Se alguém tem um selo desses guardado, que me faça chegar uma fotografia ou uma digitalização do selo, para eu mostrar aqui.
Estes dois postais não têm data. O primeiro, eu arriscaria que foi impresso há aproximadamente 30 anos. Ainda recordo bastante bem o terreno envolvente que era cultivado, ora de milho ora de trigo, pelos chamados Girões, que viviam no Mogo, mas possuíam muitas propriedades e habitação em Zedes.

O segundo é mais recente, mas também anterior a 1991, ano em que a Anta sofreu uma interversão, ficando com os seus esteios mais aprumados. Do lado esquerdo da fotografia vemos um esteio muito inclinado, que ameaçava cair, arrastando outro no qual estava apoiado. Este segundo postal é da autoria da Foto-Figueiredo, casado em Zedes e um bom amigo da aldeia. Não sei se algum dos postais continua em circulação.
Estes exemplares estão em minha posse já há alguns anos, uma vez que comecei na minha adolescência a coleccionar postais ilustrados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente no primeiro postal, nota-se como a Anta estava em ruina.
No segundo, já aparecem lá ao fundo algumas casas de Zêdes.
Não seria má ideia, a publicação de novo postal.
Quanto aos selos, pela sua data já são uma preciosidade.
É bom recordar.